Quem somos

Colégio Saber Viver
Breve histórico

Em 1985, foi fundada a Escola Saber Viver na Rua do Espinheiro, nº 865, por iniciativa da Professora Carmem Lúcia Ayres – Gestora/Proprietária.
Nos primeiros anos, seu atendimento era focado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.
Em 2005, passou a oferecer também o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano).
Em 2010, face às mudanças e ao seu crescimento, passa a se chamar Colégio Saber Viver.
Base filosófica
O Colégio Saber Viver baseia-se no princípio da “educação para a vida”; portanto, busca educar crianças e adolescentes por meio do acolhimento com afetividade, do bem-estar e da alegria no convívio diário, sem perder de vista os limites que são necessários a essas etapas de formação.
Entendemos que a educação escolar deve levar em conta as seguintes premissas:

Aprender a ser – Conhecer-se bem, saber de si próprio para 
compreender o outro;

Saber viver – Aprender a viver com os outros, adquirir regras
de convivência, compreender o(s) diversos sentido(s) da 
palavra tolerância.

Saber fazer – Desenvolver competências para a vida: tomar decisões, lidar com o inusitado, desempenhar funções;

Aprender a aprender – Lidar com o conhecimento de modo  geral e com o seu próprio conhecimento; desenvolver a cognição e potencializar seu saber.
 Os 4 Pilares da Educação. In: Relatório Jaques Delors. UNESCO, 2000.



Metodologia de ensino 
 

A prática pedagógica no Colégio Saber Viver é norteada pela Teoria Sociointeracionista. (Lev Vygotsky)

O sociointeracionismo parte do princípio de que o processo de aprendizagem se dá no conjunto de relações interacionais entre o aprendiz, o(s) outro(s) e o mundo, onde todos têm responsabilidades e contribuições.

Com base nessa teoria, acreditamos que

• as interações têm papel crucial e determinante na aprendizagem: quanto mais ricas as interações, maior será o desenvolvimento do aprendiz; 

• é através das experiências adquiridas, do exercício da autonomia e crítica consciente que os indivíduos se tornam capazes de agir, de formar e transformar o meio em que vivem. 
Consideramos também importantes outras práticas pedagógicas no nosso dia a dia, desde que contribuam para sistematizar melhor o conhecimento e organizar  o conjunto de atividades que faz parte do currículo escolar.
Assim, dois conceitos são levados em conta: interdisciplinaridade e contextualização.
  
Projeto Interdisciplinar

O ano escolar é orientado e motivado por um tema gerador de ideias e problemáticas que são levadas à sala de aula. Tudo isso integra as ações pedagógicas que estão no nosso projeto interdisciplinar.
Para 2011, o tema escolhido foi: Ter Responsabilidade Social é Saber Viver. 

Equipe Saber Viver
Nossa equipe é formada por Coordenadores e Professores com experiência e especialização nas diversas áreas do currículo; também conta com mestres / mestrandos.

Estrutura física/Instalações






  • Laboratórios de informática
  • Laboratório interdisciplinar
  • Biblioteca
  • Brinquedoteca
  • Sala de movimento
  • Sala de música
  • Sala de arte
  • Quadras poliesportivas
  • Quadra de vôlei
  • Quadra de futebol society
  • Parque infantil
  • Bons espaços de convivência
Escolinhas
  • Robótica (Parceria com a DIVERTEC);
  • Dança Brasílica (Parceria com o Balé Popular do Recife);
  • Balé clássico (Parceria com Lúcia Helena D’Ângelo);
  • Ginástica rítmica;
  • Judô;
  • Futebol;
  • Basquete.