Em 1985, foi fundada a Escola Saber Viver na Rua do Espinheiro, nº 865, por iniciativa da Professora Carmem Lúcia Ayres – Gestora/Proprietária.
Nos primeiros anos, seu atendimento era focado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.
Em 2005, passou a oferecer também o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano).
Em 2010, face às mudanças e ao seu crescimento, passa a se chamar Colégio Saber Viver.
Base filosófica
O Colégio Saber Viver baseia-se no princípio da “educação para a vida”; portanto, busca educar crianças e adolescentes por meio do acolhimento com afetividade, do bem-estar e da alegria no convívio diário, sem perder de vista os limites que são necessários a essas etapas de formação.
Entendemos que a educação escolar deve levar em conta as seguintes premissas:
Aprender a ser – Conhecer-se bem, saber de si próprio para
compreender o outro;
Saber viver – Aprender a viver com os outros, adquirir regras
de convivência, compreender o(s) diversos sentido(s) da
palavra tolerância.
Saber fazer – Desenvolver competências para a vida: tomar decisões, lidar com o inusitado, desempenhar funções;
Aprender a aprender – Lidar com o conhecimento de modo geral e com o seu próprio conhecimento; desenvolver a cognição e potencializar seu saber.
Os 4 Pilares da Educação. In: Relatório Jaques Delors. UNESCO, 2000.
Metodologia de ensino
Com base nessa teoria, acreditamos que
• as interações têm papel crucial e determinante na aprendizagem: quanto mais ricas as interações, maior será o desenvolvimento do aprendiz;
• é através das experiências adquiridas, do exercício da autonomia e crítica consciente que os indivíduos se tornam capazes de agir, de formar e transformar o meio em que vivem.
A prática pedagógica no Colégio Saber Viver é norteada pela Teoria Sociointeracionista. (Lev Vygotsky)
O sociointeracionismo parte do princípio de que o processo de aprendizagem se dá no conjunto de relações interacionais entre o aprendiz, o(s) outro(s) e o mundo, onde todos têm responsabilidades e contribuições.
O sociointeracionismo parte do princípio de que o processo de aprendizagem se dá no conjunto de relações interacionais entre o aprendiz, o(s) outro(s) e o mundo, onde todos têm responsabilidades e contribuições.
Com base nessa teoria, acreditamos que
• as interações têm papel crucial e determinante na aprendizagem: quanto mais ricas as interações, maior será o desenvolvimento do aprendiz;
• é através das experiências adquiridas, do exercício da autonomia e crítica consciente que os indivíduos se tornam capazes de agir, de formar e transformar o meio em que vivem.
Consideramos também importantes outras práticas pedagógicas no nosso dia a dia, desde que contribuam para sistematizar melhor o conhecimento e organizar o conjunto de atividades que faz parte do currículo escolar.
Assim, dois conceitos são levados em conta: interdisciplinaridade e contextualização.
Projeto Interdisciplinar
O ano escolar é orientado e motivado por um tema gerador de ideias e problemáticas que são levadas à sala de aula. Tudo isso integra as ações pedagógicas que estão no nosso projeto interdisciplinar.
Para 2011, o tema escolhido foi: Ter Responsabilidade Social é Saber Viver.
Equipe Saber Viver
Nossa equipe é formada por Coordenadores e Professores com experiência e especialização nas diversas áreas do currículo; também conta com mestres / mestrandos.
Estrutura física/Instalações
Estrutura física/Instalações
- Laboratórios de informática
- Laboratório interdisciplinar
- Biblioteca
- Brinquedoteca
- Sala de movimento
- Sala de música
- Sala de arte
- Quadras poliesportivas
- Quadra de vôlei
- Quadra de futebol society
- Parque infantil
- Bons espaços de convivência
Escolinhas
- Robótica (Parceria com a DIVERTEC);
- Dança Brasílica (Parceria com o Balé Popular do Recife);
- Balé clássico (Parceria com Lúcia Helena D’Ângelo);
- Ginástica rítmica;
- Judô;
- Futebol;
- Basquete.